6 DICAS PARA NÃO ERRAR NA CONTRATAÇÃO DE UM ADVOGADO DE TRÂNSITO EM SANTA CATARINA

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Imagem ilustra duas pessoas fecham negócio, no caso contratação do advogado de trânsito
Image by Tumisu from Pixabay

Uma multa de trânsito ou até mesmo uma suspensão de dirigir pode trazer inúmeros transtornos, não é verdade?! O mesmo pode acontecer com a contratação do advogado.

Para ajudar você nesta busca, separamos 6 dicas para não errar na contratação de um advogado de trânsito em Santa Catarina, confira!

Aqui você irá encontrar:

  1. Introdução
  2. Sou obrigado a Contratar um Advogado de Trânsito?
  3. O que faz um Advogado Especialista em Trânsito?
  4. Consulta Preventiva: segurança e tranquilidade para o cliente
  5. 6 dicas para não errar na contratação de um Advogado de Trânsito em Santa Catarina
  6. O Advogado Especialista em Direito de Trânsito terá as melhores estratégias
  7. Considerações Finais
Foto ilustra a negociação da contratação de um advogado
Image by aymane jdidi from Pixabay
  1. INTRODUÇÃO

Ao receber uma notificação de multa, você pode entender que a multa não é devida, que deverá ser anulada e logo começa a busca por um advogado para que ele defenda o seu direito à anulação.

Estima-se que 70% das pessoas contratam ou buscam por advogado indicado por pessoas conhecidas, seja por amigos ou familiares.

Ocorre que estes profissionais, em sua grande maioria, não são especializados na área e consequentemente não possuem a experiência e o conhecimento técnico necessário ao atuar na área.

Em razão disso, você pode contratar um profissional que provavelmente não vai conseguir suprir as suas necessidades como um advogado especialista faria. A consequência desta contratação pode ser catastrófica.

Você pode perder o seu direito de dirigir ou até mesmo ter que pagar uma multa a qual foi aplicada arbitrariamente, além de ter acrescido à sua carteira de motorista a pontuação.

Por isso é tão importante que você contrate um profissional especializado, que saberá lhe dar as melhores orientações, atuando de maneira personalizada com experiência e conhecimento exigido da área.

Para tanto, separei algumas dicas para você não errar na contratação de um advogado de trânsito em Santa Catarina. Confira!

2. SOU OBRIGADO A CONTRATAR UM ADVOGADO DE TRÂNSITO?

Foto de uma pessoa com dúvida
Image by Tumisu from Pixabay

Importante esclarecer que a Lei não obriga que o motorista notificado esteja representado de advogado ou, ainda, que a apresentação de um recurso à multa recebida seja feita através de um advogado.

Segundo o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, qualquer pessoa está apta para interpor recurso administrativo contra multa de trânsito.

Todavia, há de convir que ter a orientação de um advogado especialista no direito do trânsito trará ao seu recurso de multa uma fundamentação mais técnica no que se refere às leis e normas vigentes em nossa legislação de trânsito.

Digamos que você, condutor, recebe uma notificação de multa de trânsito. Nela consta que a infração cometida se deu em razão de a placa do veículo estar irregular ou “apagada”.

Acontece que a placa do veículo não tem nenhum problema e está completamente legível e visível.

O advogado de trânsito irá analisar a notificação de infração, em primeiro lugar, para ver se ela preenche os requisitos de validade.

Depois, vai focar em outros argumentos, como a questão da placa estar regular. E, por fim, irá preparar um recurso apontando a nulidade com fundamentação legal.

O advogado de trânsito possui conhecimento da legislação de trânsito de forma mais íntima e ampla do que um cidadão sem formação jurídica. Ele pode, então, realizar um recurso mais forte com amparo legal.

Para tanto é preciso que você saiba como não errar na hora de contratar o seu advogado de trânsito. Continue comigo e confira nossas dicas para contratar este profissional.

3. O QUE FAZ UM ADVOGADO ESPECIALISTA EM TRÂNSITO?

O advogado especialista no direito de trânsito irá atuar em diversas áreas, desde a consultoria consultiva, passando pela atuação em procedimentos administrativos até a atuação em ações judiciais.

Isso significa que o advogado especialista vai realizar várias atividades, iniciando no atendimento ao cliente. Vai analisar os fatos, documentos, aplicação de leis. Esclarecer os principais procedimentos.

O motorista ao receber a notificação da infração de trânsito, em alguns casos, tem dificuldade de identificar possíveis erros na infração recebida ou, ainda, não sabe como proceder diante de um acidente de trânsito.

E essa é a função principal do advogado de trânsito: limitar e reduzir os riscos a que os seus clientes podem estar expostos, orientando-os para as melhores tomadas de decisão, baseadas em nossa legislação.

4.CONSULTA PREVENTIVA: SEGURANÇA E TRANQUILIDADE PARA O CLIENTE

Na imagem demonstra as análises do profissional para orientar o seu cliente
Business concept. Business people discussing the charts and graphs showing the results of their successful teamwork.

O advogado especialista nas leis de trânsito irá trazer novos pontos de vista de determinada situação na qual o cliente esteja envolvido.

Em razão da sua larga experiência e especialização na área, o foco do advogado de trânsito será na identificação de lacunas e erros.

A partir disso, ele conseguirá realizar uma defesa mais eficaz. Afinal, esse profissional atua na área habitualmente e sabe o caminho das pedras.

Mas você, condutor, pode ainda não precisar estar em uma situação de risco ou de emergência para saber dos seus direitos relativos ao trânsito. Você pode buscar por uma consulta preventiva.

A consulta preventiva tem como finalidade evitar futuros problemas e irregularidades que o motorista possa vir a ter, proporcionando, além do conhecimento, a segurança.

Essa segurança se dá em razão das orientações que o advogado passa ao motorista, baseadas na legislação e na experiência do advogado.

5. DICAS PARA NÃO ERRAR NA CONTRATAÇÃO DE UM ADVOGADO DE TRÂNSITO EM SC

Foto de uma balança, demosntrando a idéia de equilibrar tempo e dinheiro

Você, que mora em Santa Catarina, sabe como escolher um advogado especialista em direito de trânsito? O que é preciso observar antes da contratação?

Para saber essas e outras particularidades para contratação de um bom advogado de trânsito, confira agora as principais dicas para não errar na hora de contratar o seu advogado.

  • Qualificação do advogado

Certamente a primeira coisa que você precisará observar é a qualificação do advogado pretendido. É de suma importância saber sobre as experiências anteriores do advogado de trânsito.

Uma maneira de informar-se sobre o advogado é saber em qual universidade ele concluiu a graduação, se este possui cursos de especialização (imprescindível à um especialista).

Saber, ainda, se este profissional é atuante em sua área em congressos, eventos e seminários.

Certamente, se ele participa ou participou de alguma destas atividades, você poderá conferir nas redes sociais do advogado ou de seu escritório.

Claramente todas essas informações quanto à qualificação influenciarão no serviço que esse advogado irá prestar a você.

Além das redes sociais, outro meio de pesquisa é o perfil do profissional no LinkedIn. Caso você não encontre esses dados disponíveis online, você pode, ainda, perguntar ao profissional.

  • Registro profissional regular

Para que o advogado possa atuar no seu caso, ele precisa estar regular com o seu registro perante a OAB.

Você pode pesquisar no do Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). Basta colocar o nome completo ou o número da OAB dele, caso você tenha.

Assim, você saberá se o advogado de trânsito está regular perante a OAB. Um advogado irregular não conseguirá atuar de forma plena e pode ser penalizado por isso.

  • Avaliação de antigos clientes

Se você conhece algum cliente ou ex-cliente do profissional, isso também é um meio de saber quanto a experiência do profissional e a sua postura com os seus clientes.

Um bom profissional sempre terá avaliações favoráveis. Isso será possível saber também através de comentários em blogs, site, Facebook ou outras redes sociais.

Um profissional que sempre é recomendado pelos seus clientes, certamente é um advogado de trânsito que desempenha suas atividades com níveis altos de qualidade, ética e eficiência.

  • Saiba sobre as áreas de atuação

Saber a área que o advogado atua com certeza é um ponto decisivo na contratação do seu advogado.

O direito é um segmento muito vasto com muitas normas, leis, procedimentos, entre outros. É impossível que um único advogado saiba tudo sobre todas as áreas do direito.

Contratar um advogado especialista é essencial, pois ele está imerso na área, e assim irá proporcionar a melhor defesa ao seu caso, aumentando as suas chances na hora de garantir o seu direito.

Evite advogados que dizem atuar em todas as áreas do direito. Estes provavelmente farão uma defesa genérica e, certamente, você merece uma atenção especial ao seu caso.

  • Nível de Atendimento

Assim como em outras áreas, o atendimento é essencial para fidelizar o cliente. Através do atendimento, o cliente se sentirá mais seguro e saberá se o profissional realmente tem a qualificação que diz possuir.

O comportamento irá demonstrar a capacidade do advogado de trânsito. Ele deverá ter uma postura clara, objetiva e empática com o cliente, buscando esclarecer todas as dúvidas que possam surgir.

O advogado especialista irá trazer sempre a melhor solução ao cliente, seja através de conciliação (nos casos de acidente de trânsito, por exemplo) ou, ainda, através de ação judicial.

  • O barato pode sair caro

Contratar um advogado somente porque ele é mais barato é um erro que várias pessoas cometem. Fazer um orçamento por quem cobra menos é muito perigoso.

O advogado poderá cobrar mais barato, mas os seus serviços serão, em muitos casos, inferiores aos de um advogado que cobra um valor maior. Não raramente tais profissionais deixam a desejar quanto ao conhecimento técnico.

Por vezes se demonstram menos comprometidos com o caso, em razão de terem feito “um desconto”. E isso certamente traz inúmeros prejuízos ao cliente.

Isto não quer dizer que o advogado mais caro será o melhor. Avalie o profissional, pense e reflita na hora de contratar advogado de trânsito!

6.O ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO DE TRÂNSITO TERÁ AS MELHORES ESTRATÉGIAS

Foto de uma rua e seus sinais de trânsito, a foto quer direcionar a sensação de escolha que o cliente tem que fazer.
Image by Suresh Babu Guddanti from Pixabay

O advogado de trânsito saberá orientar o seu cliente de forma mais objetiva, visando o seu caso de maneira individual, prezando sempre pela melhor solução.

Contar com a ajuda de um advogado especialista na área tem inúmeras vantagens, mas a maior delas é que você não precisa se preocupar com nada!

O advogado irá cuidar de tudo que for relacionado ao seu caso, desde a análise de documentos até a representação em ação judicial. E é nesta última etapa que o advogado irá apresentar a sua defesa.

Em razão da sua especialidade e atuação, o advogado de trânsito apresenta os melhores argumentos e orientações aos seus clientes, refletindo isso também no seu desempenho perante órgãos administrativos, como o Detran.

Se você almeja que o seu recurso de multa seja deferido e consequentemente a multa de trânsito seja anula da, busque por um advogado especialista no direito de trânsito.

Não deixe de aplicar essas dicas básicas antes de buscar pela contratação de um advogado. Não corra riscos! Contrate um advogado de trânsito que seja uma autoridade no assunto.

Prezar por uma defesa de qualidade é um direito seu!

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foto do braço esquerdo do motorista no volante, dirigindo.
Image by SplitShire from Pixabay

Um belo dia, você, condutor, recebe uma notificação de infração de trânsito. Em outras palavras, recebe uma multa de trânsito. Logo vem à sua mente a sua pontuação na CNH ou, ainda, a preocupação de ficar com o seu direito de dirigir suspenso.

Pensando nisso, você procura um advogado para lhe orientar e resolver, da melhor maneira, o seu problema. Mas aí o advogado não é um especialista em leis de trânsito e poderá acabar não conseguindo resolver o seu problema.

Bom, esta não é uma possibilidade fictícia. Afinal, várias pessoas não sabem como contratar um advogado especialista em leis de trânsito e acabam contratando um advogado que não possui experiência na área.

Claramente, mesmo que o condutor tenha certo conhecimento das leis, não terá um conhecimento técnico delas e, menos ainda, saberá aplicá-las ao seu caso em grau de recurso, por exemplo.

Diante disso é tão importante estar amparado por um advogado especialista na área. Você evitará correr riscos desnecessários e terá uma defesa eficiente.

Por isso, siga nossas dicas e contrate um advogado que traga resultados mais consistentes… Contrate um especialista no direito de trânsito!

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + vinte =