WeCreativez WhatsApp Support
Dr. Guilherme
Olá, como posso te ajudar?

CNH Especial: saiba se você tem direito

CNH Especial saiba se você tem direito
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Você sabia que não são todas as deficiências que te dão o direito à CNH especial?

Caso você deseja tirar a CNH especial, saiba que é necessária uma análise do seu caso concreto através de um profissional especialista em trânsito, já que não há garantias que você vai conseguir essa habilitação e os seus benefícios.

Para isso, o profissional deverá verificar se você possui mobilidade reduzida, de forma que isso afete a condução do seu veículo, por exemplo: falta de mobilidade no ombro; problemas na coluna; prótese; entre outros.

É importante informar que se você possui deficiência auditiva não irá te dar o direito de tirar a CNH especial, como no caso dos surdos, pois não compromete a sua mobilidade.

E você conhece o passo a passo para tirar essa CNH especial?

É um procedimento semelhante ao da CNH normal, no qual você necessita reunir os seguintes documentos: RG; CPF; duas fotos (3×4) coloridas; e comprovante de residência atualizado.

Após reunir a documentação você deverá procurar um médico especializado e que foi credenciado pelo Departamento de Trânsito do seu Estado, permitindo que a avaliação da redução de mobilidade possa ser feita.

Com isso, você deverá procurar uma Autoescola para realizar as aulas práticas com um veículo adaptado de acordo com as necessidades atestadas pelo médico e levando em conta a sua necessidade.

Ao final, sendo aprovado, basta aguardar a CNH especial ficar pronta e desfrutar dos benefícios que essa condição propõe.

Você sabe quais são os benefícios da CNH Especial?

Através da CNH especial, você poderá ter um veículo adaptado de acordo com a sua falta de mobilidade que compromete a condução do veículo e, por conta disso, poderá dirigir e adquirir um veículo com isenção de impostos, ou seja, comprar um veículo com até 30% de desconto, bem como estacionar em vagas especiais.

Você seguiu todos os procedimentos e não foi fornecida a sua CNH Especial pelo DETRAN?

Caso você tenha dado entrada na sua CNH especial e o DETRAN não forneceu a sua CNH especial, seja porque não foi reconhecida a sua deficiência na mobilidade de condução do veículo, seja porque o laudo médico apontou que você não possui esse direito, seria necessário ajuizar uma ação para buscar a reparação desse ocorrido e que você consiga tirar a CNH especial.

Portanto, você apenas conseguirá tirar a CNH especial se a sua condição dificultar a mobilidade e comprometer a direção veicular, no qual será avaliado por um médico especialista e o veículo será adaptado de acordo com a sua necessidade, no qual a CNH especial poderá trazer vários benefícios para você.

Ainda, caso não tenha conseguido tirar a sua CNH especial, aconselho procurar um advogado especialista na área de trânsito para ajudá-lo e traçar a melhor estratégia.

Gostou? Deixe o seu comentário.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *