Como recorrer da multa por ultrapassagem em faixa dupla?

Como recorrer da multa por ultrapassagem em faixa dupla?
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Multa por ultrapassagem em faixa dupla: você sabe quando ela pode ocorrer, qual a sua gravidade e o valor a ser pago em caso de cometida a infração?

É sobre isso que viemos falar por aqui hoje. Leia esse texto até o final e saiba como evitar essa infração, e caso você seja multado, quando e como é possível recorrer de uma autuação, dos pontos e do pagamento.

O que é uma ultrapassagem em faixa dupla?

Imagine que você está em seu carro, confortavelmente se dirigindo para um compromisso ou realizando uma viagem, porém, logo na sua frente há um motorista que não parece muito interessado em se movimentar e a velocidade está abaixo daquela que você está praticando e as vezes até muito abaixo do limite da via. O que fazer?

Bem, com tranquilidade imagino que a sua reposta foi: fazer uma ultrapassagem. E realmente fazer essa manobra deveria ser simples, como é corriqueira ao trafegar.

Mas além das questões específicas de segurança, é importante estar atento para que essa simples ultrapassagem não se torne uma multa e pontos na carteira que podem acarretar a suspensão do direito de dirigir.

Portanto, vamos aos conceitos mais claramente. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro uma ultrapassagem é definida como a manobra de passar à frente de outro veículo que esteja circulando no mesmo sentido que o seu veículo e na mesma faixa de tráfego.

Para que a manobra seja realizada o condutor deve fazer as sinalizações por meio da chamada seta do carro.

E mais do que isso, deve estar atento à sinalização de pista, que são as faixas que dividem as ruas e estradas. Os órgãos rodoviários usam essas pinturas para informar quando é seguro ou não ultrapassar outro veículo.

Só é permitido realizar a ultrapassagem quando as faixas na via forem seccionadas (tracejadas).

Quando há duas faixas contínuas, ou seja, duas linhas amarelas no centro da pista, significa que é proibido ultrapassar naquele local. E caso o condutor realize a manobra além de colocar a todos em risco está sujeito a levar uma multa.

A multa por ultrapassagem em faixa dupla

O CTB, no artigo 203, inciso V, rege que realizar essa ultrapassagem proibida em faixa dupla contínua é uma infração gravíssima e conta com o fator multiplicador de 5 vezes. Desta forma, o valor final que o condutor deverá pagar pela multa será R$ 1.467,35. Além disso, o motorista irá levar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Se for entendido que o motorista forçou a ultrapassagem, ou seja, obrigou o motorista na faixa contraria a desviar pelo acostamento para evitar uma colisão, a multa é agravada em dez vezes, e o motorista deverá pagar cerca de R$2.934,70 pela infração na qual foi autuado e pode ter a sua habilitação suspensa, perdendo o direito de conduzir entre 6 meses e 2 anos a depender de seu histórico no trânsito.

Como recorrer da multa?

Há casos em que a multa foi aplicada de forma equivocada ou você considere injusta. Com por exemplo quando não era possível ver a faixa de forma clara para entender que era uma manobra proibida.

Nessas situações é possível entrar com um recurso para recorrer da aplicação da multa.

Para isso você precisará de uma defesa, estudos sobre as condições em que a multa foi gerada e cumprir uma série de etapas e burocracias próprias desta tarefa.

Para isso, a melhor e mais segura forma de garantir que você terá sucesso em sua apelação é contar com assessoria experiente e capacitada. Entre em contato conosco para encontrar um advogado especialista na área para ajudar com essa multa de trânsito.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Uma resposta

  1. Sem abordagem ou fotos do veiculo ou ate mesmo o cidadão nao estando no local .a nasa pode provar isso ? Pq recebi uma multa dessas recorri e não tive exito .seria como uma mulher chegasse em sua casa e dissesse a sua esposa seu marido me engravidou e vim receber a pensão. Sem provas de DNA .isso é justo ? Ou estamos nos dando com bandidos e nao com policiais .posso ate pagar essa desgraça dessa multa que recebi .mais queria ao menos prova disso pois isso é injusto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *