Como recorrer uma multa do bafômetro

Como recorrer uma multa do bafômetro
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A multa do bafômetro é uma infração de trânsito que pode ser recorrida, mesmo sendo aplicada por um agente da autoridade policial.

Entenda todos os detalhes para saber o motivo pelo qual você está se perguntando “como recorrer uma multa do bafômetro” e aprenda como fazer isso sem problemas!

Tem como recorrer multa Lei Seca?

A multa do bafômetro é uma infração de trânsito que pode ser recorrida, mesmo sendo aplicada por um agente da autoridade policial. Isso porque através do Código de Trânsito, você tem o direito de recorrer a qualquer instância administrativa.

A lei prevê que seja possível apresentar argumentos contra essa multa. Por isso, se você acha que está errada ou injusta, é só apresentar um recurso no DETRAN.

Mas é importante alertar que, caso o DETRAN não aceite o seu recurso, só há uma instância que poderá se pronunciar sobre isso: o Judiciário.

Qual a chance de ganhar um recurso de multa do bafômetro?

A chance de ganhar um recurso depende do caso. Nenhum advogado responsável informará as possibilidades de resolver a sua multa da lei seca antes mesmo de analisar o seu caso.

Entretanto, muitos dos casos que apareceram aqui no escritório eu pude perceber que a chance de evitar todas as consequências dessa multa é muito alta.

Para isso, nós sempre solicitamos ao cliente que explique no início ao fim como se deu a abordagem policial e envie uma cópia dos documentos, pois sem essa análise técnica e prévia, é impossível dar um parecer sobre possibilidades.

Quais são as penalidades da multa do bafômetro?

As consequências dessa multa vão desde a suspensão da carteira de motorista por um ano, até a prisão para os casos mais graves.

Inclusive, terá que procurar uma autoescola e participar de um curso obrigatório de reciclagem, bem como pagar o débito da multa cujo valor é bem alto.

A pessoa que for multada tem o direito de recorrer contra essas consequências, para isso aconselho ter em mãos todos os documentos envolvidos na fiscalização, para ter o melhor entendimento.

A lei estabelece que um motorista pode recorrer contra as consequências de uma multa do bafômetro se houver erros formais no auto de infração de trânsito ou se o bafômetro estiver vencido, por exemplo.

Quantos pontos levo na carteira por recusa bafômetro?

Ao contrário do que muitos pensam , o motorista que recusa fazer o teste do bafômetro não leva pontos na carteira de habilitação.

Isso porque essa infração por si só acarreta um processo administrativo para suspender o seu direito de dirigir, não contabilizando os pontos na sua CNH.

Aliás, a sua menor preocupação aqui será a pontuação, mas sim ficar meses ou até mesmo anos, dependendo da situação, sem poder dirigir.

É melhor soprar ou não o bafômetro?

Goste ou não, o equipamento do bafômetro serve como um filtro para retirar das vias de trânsito os motoristas que ingeriram bebida alcoólica e estão pondo em perigo as demais pessoas que estão transitando por aquele local.

Contudo, em muitos casos os motoristas são injustamente penalizados por não querer fazer o teste do bafômetro.

Isso porque já presenciei, por exemplo, agentes de trânsito que não usavam máscaras nem mesmo luvas para manusear o bafômetro.

Dessa forma te faço a seguinte pergunta: em plena pandemia, você faria assopraria um equipamento que foi manuseado por várias pessoas que sequer usavam luvas?

Ainda, arriscaria contrair o vírus do COVID que vem diariamente contaminando mais e mais pessoas?

Deixo aqui essa reflexão e partiremos para o próximo tópico.

Principais passos para recorrer a multa da lei seca

Nos últimos meses, tenho visto muitas notícias sobre motoristas que foram presos ou multados em função do bafômetro. Se você é um destes motoristas ou tem conhecidos envolvidos, segue abaixo os principais passos para você utilizar no seu recurso:

  • Analise toda a documentação;
  • Verifique se os policiais usavam luvas;
  • O veículo foi liberado para alguém?
  • Em caso positivo, essa pessoa também foi convidada a fazer o teste do bafômetro?
  • Procure um escritório especialista em causas de trânsito

Precisa de ajuda para recorrer?

Se você não pode ficar meses sem poder dirigir, deve consultar um especialista para saber se a sua multa do bafômetro pode ser recorrida.

Tente procurar por escritórios que sejam especialistas na área de trânsito para que você tenha uma boa chance de recorrer e continuar dirigindo.

Eles sabem exatamente como proceder para que a sua CNH não fique prejudicada, e assim você consiga administrar sua vida sem pensar em ser parado numa blitz policial com a CNH suspensa.

Para isso, entre em contato agora com a nossa equipe para podermos ajudar você imediatamente.

Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *