
Recentemente estava lendo um artigo na internet afirmando que a maioria dos motoristas acredita na existência de uma indústria da multa de trânsito no país.
Agora, qual o motivo dessa crença?
Muitas pessoas, nesse estudo feito pela Confederação Nacional do Transporte, indica que as multas servem apenas para arrecadas e não para educar, e um exemplo disso seriam os vários radares instalados pelo nosso país.
Independentemente dessa crença, devemos observar o real intuito de uma infração de trânsito: evitar que um motorista coloque em risco as demais pessoas que fazem uso da via para ir ao trabalho ou para passear, através ações erradas, por exemplo, dirigir além da velocidade permitida ou dirigir sob a influência de álcool.
Nesse sentido, a melhor forma de combater a indústria da multa é utilizarmos as vias de acordo com as regras estabelecidas em nossa legislação de trânsito, tendo em vista a segurança coletiva, ainda que haja vários radares instalados na sua cidade.
Todavia, se ainda assim você respeitou todas as regras de trânsito e recebeu em sua residência uma carta do DETRAN informando que você cometeu uma multa, aconselho buscar o auxílio de um profissional de trânsito para analisarem juntos o ocorrido e assim verificar se você foi injustamente punido.