Você sabia que um única multa de trânsito poderá te impedir de dirigir por longos meses ou até mesmo anos?
E muitos motoristas sofrem um Processo Administrativo e são impedidos de dirigir por conta de um detalhe muito importante que poderia ter salvado a sua habilitação ou até mesmo o seu emprego, quando precisam da CNH para trabalhar.
Primeiro, é necessário esclarecer como funciona o Processo Administrativo do Direito de Dirigir: quando uma multa é cometida, dará início a um processo de multa, no qual terá três chances de defesa.
Caso os seus recursos sejam indeferidos, ou seja, negados, então o DETRAN instaura um Processo Administrativo visando suspender o seu direito de dirigir, no qual você poderá recorrer mais três vezes.
Ao todo, você poderá fazer uso de 6 oportunidades para evitar o bloqueio da sua CNH.

Contudo, o que mais tenho visto, é o desconhecimento dos motoristas de todas essas etapas, e o detalhe que faz com que muitas CNHs sejam suspensas é justamente essa falta de informação.
Com isso, a pessoa multada acaba perdendo prazos para recorrer ou nem mesmo recorre por justamente não conhecer esse direito que tinha, o que poderia ter evitado que ficasse meses sem poder dirigir ou a demissão do seu emprego.
Portanto, caso você tenha levado uma multa gravíssima e que acarreta a suspensão da sua CNH recentemente, aconselho buscar o auxílio de um profissional especialista na área, para aproveitar todas as etapas possíveis de defesa e aumentar as chances de você continuar usando a CNH para trabalhar.