WeCreativez WhatsApp Support
Dr. Guilherme
Olá, como posso te ajudar?

O documento do seu veículo está com os dias contados em 2021

O documento do seu veículo está com os dias contados em 2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Você sabia que a partir de janeiro de 2021 aquele documento verde com informações sobre o seu veículo não irá mais existir?

A nova Resolução de nº 809/2020 do Conselho Nacional de Trânsito, estabeleceu que a partir de 2021 o Certificado de Registro do Veículo passou a ser totalmente digital.

Através dessas novas regras, foi instituída a Autorização para Transferência de Propriedade Veicular (ATPV), sendo um documento necessário para o processo de venda do seu veículo e com objetivo de simplificar e agilizar o licenciamento.

Por conta dessas mudanças, surgiram algumas dúvidas:

O documento verde (papel moeda) continua sendo válido?

Sim, sendo que apenas para os veículos registrados a partir do dia 04 de janeiro que será emitido apenas o documento do veículo de forma digital ou quando o seu veículo passar por alguma alteração de característica, mudança de Estado/Município, quando for realizada nova transação de compra e venda, ou ainda se o documento em papel for perdido.

Como fica o procedimento de venda do veículo agora?

Agora a Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) será expedida somente quando você resolver vender o seu veículo, bastando solicitar junto ao setor de veículos do DETRAN a sua expedição, informando os dados de quem irá adquirir o seu veículo.

Como consigo o documento do veículo de forma digital?

Basta instalar o aplicativo Carteira Digital e entrar a aba “veículos” para conseguir acessar o documento do seu veículo ou até mesmo a sua CNH Digital.

Veja o passo a passo abaixo:

Portanto, essas foram as principais alterações envolvendo o documento do seu veículo em 2021, e como cada vez mais busca-se agilidade e simplicidade por parte do DETRAN, o documento do veículo digital fará parte a partir do mês de janeiro de todo veículo para poder circular.

Gostou do artigo informativo acima?

Deixe o seu comentário e compartilhe com o máximo de pessoas.


Guilherme Jacobi

Advogado Especialista em Trânsito

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *