Você sabia que a partir de janeiro de 2021 aquele documento verde com informações sobre o seu veículo não irá mais existir?
A nova Resolução de nº 809/2020 do Conselho Nacional de Trânsito, estabeleceu que a partir de 2021 o Certificado de Registro do Veículo passou a ser totalmente digital.
Através dessas novas regras, foi instituída a Autorização para Transferência de Propriedade Veicular (ATPV), sendo um documento necessário para o processo de venda do seu veículo e com objetivo de simplificar e agilizar o licenciamento.
Por conta dessas mudanças, surgiram algumas dúvidas:
O documento verde (papel moeda) continua sendo válido?
Sim, sendo que apenas para os veículos registrados a partir do dia 04 de janeiro que será emitido apenas o documento do veículo de forma digital ou quando o seu veículo passar por alguma alteração de característica, mudança de Estado/Município, quando for realizada nova transação de compra e venda, ou ainda se o documento em papel for perdido.
Como fica o procedimento de venda do veículo agora?
Agora a Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) será expedida somente quando você resolver vender o seu veículo, bastando solicitar junto ao setor de veículos do DETRAN a sua expedição, informando os dados de quem irá adquirir o seu veículo.
Como consigo o documento do veículo de forma digital?
Basta instalar o aplicativo Carteira Digital e entrar a aba “veículos” para conseguir acessar o documento do seu veículo ou até mesmo a sua CNH Digital.
Veja o passo a passo abaixo:

Portanto, essas foram as principais alterações envolvendo o documento do seu veículo em 2021, e como cada vez mais busca-se agilidade e simplicidade por parte do DETRAN, o documento do veículo digital fará parte a partir do mês de janeiro de todo veículo para poder circular.
Gostou do artigo informativo acima?
Deixe o seu comentário e compartilhe com o máximo de pessoas.
Guilherme Jacobi
Advogado Especialista em Trânsito