O que fazer quando receber notificação de suspensão CNH?

O que fazer quando receber notificação de suspensão CNH?
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma das consequências de cometer infrações de trânsito é a suspensão da CNH, o que impede que a pessoa dirija veículo automotor. Mas você sabe o que fazer quando recebe notificação de suspenção CNH?

Com este artigo você irá descobrir o que fazer quando recebe notificação de suspensão CNH para estar preparado e agir da melhor forma possível!

Inclusive, o Dr. Guilherme Jacobi, advogado especialista em trânsito, gravou um vídeo sobre como funciona a suspensão da CNH:

 

Como funciona a suspensão da CNH

 

A suspensão da CNH é um tipo de penalização para quem comete determinadas infrações de trânsito. Em geral, a suspensão direta da habilitação acontece quando a infração é mais grave, porém você também pode ter a carteira suspensa em decorrência de várias infrações menores.

Cada infração de trânsito é classificada de acordo com a gravidade e representa pontos que são registrados na CNH. Se você atingir 40 pontos, conforme a nova legislação de trânsito, a habilitação é suspensa. Mas para que isso aconteça é preciso haver um processo administrativo em que você tem o direito a se defender e tentar reverter a situação.

Além disso, outra hipótese de suspensão do direito de dirigir veículo automotor pode decorrer de decisões judiciais em processos criminais, por exemplo, que decorrem de infração envolvendo a lei seca.

Porém, nesse caso você também tem direito à defesa e a suspensão só ocorre ao final com a sentença condenatória proferida.

 

Como evitar a suspensão da CNH?

 

Em casos de infrações administrativas, saber o que fazer quando você receber uma notificação de suspensão é extremamente importante, pois é nesse momento que você tem a chance de reverter a situação e garantir que a suspensão não ocorra.

Para isso, a primeira coisa que você precisa saber é procurar um advogado especialista em multas de trânsito. Ele é o profissional que vai poder instruir você e realizar a orientação correta.

Isso ocorre porque existem vários recursos que você pode realizar dentro do processo de suspensão da CNH, e cada um vai ter um prazo específico e vai necessitar de reunião de provas e elementos que consigam fazer a situação ser evitada.

Portanto, assim que você receber a notificação procure ajuda profissional. Somente assim você vai ter maiores chances de interpor os recursos necessários e impedir que a suspensão seja, de fato, realizada.

Caso ocorra a suspensão, o tempo de duração vai variar conforme a gravidade da infração cometida, podendo ser de 6 meses, 1 ano ou mais. Mas isso só vai acontecer depois de esgotadas todas as possiblidades de contestar os motivos da suspensão, pois muitas vezes ocorrem erros de informações, erros formais e até mesmo pode ocorrer prescrição.

Assim, o ideal é sempre contar com apoio especializado nesses casos para que você tenha a garantia de que o processo de suspensão da CNH corra de forma justa e adequada, e com a utilização de todos os meios de defesas que você possui direito, para tentar ao máximo evitar que a suspensão aconteça.

Procure hoje mesmo um advogado especialista nessa área e obtenha a orientação adequada para enfrentar o processo de suspensão da CNH com as melhores chances de reverter a notificação!

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =