WeCreativez WhatsApp Support
Dr. Guilherme
Olá, como posso te ajudar?

O seu recurso de multa pode demorar anos!

O seu recurso de multa pode demorar anos!
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Você sabia que o recurso de multa que você enviou ao órgão de trânsito poderá demorar anos até ser analisado e julgado?

E foi com base numa dúvida de um cliente que resolvi escrever esse artigo, pois ele havia recebido uma infração por ultrapassar em faixa dupla.

Como ele não concordou com a infração, havia me procurado para ajudá-lo com essa multa indesejada, e ele me questionou qual seria o tempo que o processo de multa levaria.

Quando respondi que poderia levar até 03 anos, ele ficou muito surpreso, pois imaginava que o recurso deveria ser analisado e julgado dentro de 30 dias, o que é uma dúvida que muitas pessoas possuem.

Esse prazo de 30 dias é muito confundido pelas pessoas que cometeram uma infração, inclusive quando envolve o prazo de recebimento de uma notificação, sobre isso eu escrevi um artigo, clique aqui e saiba mais.

O tempo que um recurso de multa poderá levar até ser julgado é de 03 anos, pois caso ultrapasse esse prazo, ocorrerá a prescrição intercorrente, ou seja, em função do processo de multa ter ficado esse tempo todo parado, então deverá ser arquivado e com isso você não sofrerá as penalidades da multa.

Nesse sentido, o Parecer 208/2013, do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina já informa que o “Procedimento administrativo paralisado por mais de três anos, pendente de julgamento ou despacho, fica sujeito à declaração da prescrição intercorrente.”

Essa demora para o recurso de multa ser analisado e julgado decorre de diversos motivos, sendo um deles a falta de funcionários para dar conta de tantas solicitações de defesas administrativas.

Desse modo, é importante você saber que normalmente demora até o seu recurso de multa ser julgado e você não ficará com a sua CNH bloqueada até o término do processo, pois essa multa ficará congelada. Ainda, se o seu recurso ainda não foi julgado e você já está com restrições na CNH ou não consegue renovar, aconselho procurar um advogado especialista em trânsito para ajudar você.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *