WeCreativez WhatsApp Support
Dr. Guilherme
Olá, como posso te ajudar?

Pisca alerta: posso estacionar em qualquer local por um curto período?

pisca-alerta
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Você está conduzindo o seu veículo e resolve parar por um breve tempo, num local que não é permitido, para buscar o seu familiar ou buscar algo no mercado de forma rápida e então liga o pisca-alerta.

Nessa situação acima, você poderia ser multado?

De acordo com o nosso Código de Trânsito Brasileiro, o pisca alerta deve ser utilizado apenas nos seguintes casos:

  1. em imobilizações
  2. ou situações de emergência

Sendo que em situações de imobilização do veículo o condutor deverá utilizar tanto o pisca-alerta quanto o triângulo de de sinalização para alertar os demais veículos na via que o seu veículo está parado e assim evitar acidentes.

Ainda, devemos atentar que em situações que houver estacionamento curta duração e na placa de sinalização informa a possibilidade de estacionar o seu veículo sem exceder a 30 minutos, devendo ser obrigatório o uso do pisca-alerta acionado, como podemos observar na imagem abaixo:

Agora, caso eu queira parar por um curto período, sem uma real emergência, por exemplo, pane no motor, posso ser multado?

Infelizmente alguns condutores utilizam o pisca-alerta, seja por desconhecer a legislação seja por má-fé, para parar em locais impróprios para estacionamento e que haja sinalização proibindo tal conduta, ainda que o condutor pare por pouco tempo, não irá isentar da infração.

Portanto, por mais que você precise ir por um curto período até o mercado ou buscar um familiar na escola e deixar o seu veículo em local não permitido, isso não irá evitar que você seja multado, por mais que você deixe o pisca-alerta acionado, podendo ter como consequência pontos em sua CNH e um boleto a ser pago.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *