WeCreativez WhatsApp Support
Dr. Guilherme
Olá, como posso te ajudar?

Quando é necessário fazer o curso de reciclagem?

Quando é necessário fazer o curso de reciclagem de CNH?
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma situação comum em vários casos, principalmente para quem teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada, é fazer o curso de reciclagem. Isso significa que, durante determinado período, o condutor precisará se ‘reeducar’ em relação ao que fora aprendido quando tirou sua habilitação.

Realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o curso de reciclagem tem duração de 30 horas/aulas. Há duas possibilidades de se realizar essa etapa: de maneira presencial ou à distância – este segundo, quando o Detran do seu estado disponibiliza.

Mas, afinal, quando é necessário fazer o curso de reciclagem de CNH? É disto que tratamos no artigo. Acompanhe!

CNH suspensa

Quando o condutor tem a suspensão da sua CNH, deverá obrigatoriamente fazer o curso de reciclagem. A carteira de habilitação é suspensa nas seguintes situações:

– Ao cometer uma infração considerada gravíssima e que preveja a suspensão de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como por exemplo, exceder em 50% o limite da via;

– Quando acumula mais de 19 pontos dentro de um período de 12 meses.

Sobre o excesso de pontos o especialista na área Dr. Guilherme Jacobi já gravou vídeo, veja:

Vale destacar que, por pontos, a suspensão será de seis meses a um ano, enquanto nas infrações gravíssimas o prazo é de dois a oito meses. Em caso de reincidência, a CNH poderá ser suspensa de oito a 18 meses (um ano e meio).

Em todas as situações é preciso entregar a CNH e esperar o prazo para o curso de reciclagem no Detran.

Cassação da CNH

Um problema maior para os condutores é a cassação da carteira de habilitação. Essa situação também exige que a pessoa passe pela reciclagem, mas as penalidades são maiores que na situação anterior.

Uma CNH é cassada quando:

– O condutor estiver conduzindo um veículo mesmo com suspensão do direito de dirigir (as características citadas no tópico anterior);

– Em situações de condenações judiciais por cometer algum delito como condutor ou quando tiver sua CNH expedida de forma irregular.

Também, poderá sofrer a cassação da CNH pela reincidência em determinadas infrações gravíssimas. São elas:

– Dirigir embriagado ou sob efeito de outras drogas psicóticas;

– Promover ‘rachas’ e corridas em vias públicas, bem como fazer manobras bruscas;

– Passar a direção para pessoas que não tenham CNH em diversas circunstâncias, como sem autorização para dirigir ciclomotores ou que tenha a carteira suspensa/cassada;

– CNH diferente da categoria que está dirigindo como, por exemplo, possuir A e B para motos e carros, mas conduzir um caminhão (categoria C).

Em todos os casos, a cassação da carteira será por um prazo de dois anos. Decorrido o período, não apenas o curso de reciclagem, como fazer todo o processo para tirar a CNH novamente será necessário.

Outras situações

Há, ainda, segundo o CTB, ocasiões excepcionais, mas que podem ocorrer para que uma pessoa faça o curso de reciclagem. Uma delas é quando se enxerga necessária a ‘reeducação’ de um condutor ou quando este colocar em risco o trânsito.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), também pode definir outras situações.

Como proceder?

Muitas vezes, multas ou problemas associados com o que trouxemos nesse artigo podem acontecer. Em todas elas é preciso recorrer e impedir de ter a carteira suspensa, cassada e, consequentemente, fazer a reciclagem.

Para isso, aconselho que você procure um advogado especialista em trânsito.

Separei alguns artigos abaixo que você poderá gostar:

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *