Você já recebeu uma notificação de trânsito em casa mas outra pessoa que cometeu a multa? Por exemplo: ultrapassar pelo acostamento ou em faixa contínua.
Saiba que é possível transferir para essa pessoa que estava conduzindo o veículo no dia.
Para isso, o proprietário do veículo e o condutor infrator poderão ir até o balcão do órgão responsável pela multa e solicitar um formulário para preenchimento e assim transferir os pontos.
Para que serve a indicação do condutor?
Através da transferência dos pontos será possível responsabilizar a pessoa que conduzia o veículo no dia, em casos que não houve abordagem, pois com isso evita que o proprietário tenha em seu prontuário multas que jamais cometeu ou ainda pior, a CNH suspensa por vários meses, já que existem infrações que poderão suspender a sua CNH sem necessidade de abordagem policial, por exemplo, excesso de velocidade acima dos 50% do permitido na via.
Há prazo para transferir esses pontos?
Sim, quando você receber a notificação, haverá um prazo nessa carta informando até quando poderá ser transferida a pontuação.
Perdi o prazo para indicar o condutor, e agora?
Não se preocupe, hoje é possível transferir esses pontos judicialmente, já que a multa deverá penalizar aquele que realmente estava conduzindo o veículo e não o proprietário que emprestou o veículo.
Portanto, você que possui um veículo deve estar sempre atento, mensalmente, a possíveis infrações que constem no sistema do veículo, através de consulta pelo DETRAN ou recebimentos de notificações, caso contrário você poderá ficar meses sem poder dirigir por algo que jamais cometeu.
Caso tenha surgido alguma dúvida sobre o conteúdo informativo acima, escreva abaixo que vou ajudar.