Como converter a multa de trânsito em advertência (com Modelo)

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Você levou uma multa leve ou média recentemente?

Saiba que através de um único pedido ao DETRAN será possível evitar o pagamento dessa multa e a pontuação na sua CNH.

No final irei disponibilizar um modelo pronto para você, bastando copiar, incluir os seus dados e enviar para o órgão de trânsito.

Mas saiba que será apenas possível se a sua multa for leve ou média e você não tenha cometida a mesma infração nos últimos 12 meses, está bem?

Ainda, é importante te informar que atualmente o órgão de trânsito pode ou não aplicar esse benefício, mas que com as alterações da nova lei de trânsito, a partir de abril serão obrigados.

O que eu te aconselho a fazer agora é consultar os dados do seu veículo e verificar se há alguma multa que se enquadre nesses requisitos, e se houver alguma multa grave, aconselho buscar o auxílio de um advogado especialista em trânsito para ajudar você a recorrer.

Abaixo o modelo para você:

À COMISSÃO DE DEFESA PRÉVIA DE INFRAÇÕES

Placa: XXX0000/SC

Auto de Infração nº EEXX5050

NOME COMPLETO, brasileiro, portador do CPF sob nº 003.555.000-02, residente e domiciliado no endereço cadastrado em seu prontuário, bem como na procuração anexada, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Ilustre presença, por intermédio de seu advogado, oferecer a presente

APLICAÇÃO DA PENALIDADE DE ADVERTÊNCIA

Em face da decisão que julgou procedente o Auto de infração (cópia em anexo), pelos fatos e fundamentos abaixo expostos.

I – DA SUPOSTA INFRAÇÃO

Conforme consta do Auto de infração (cópia em anexo), foi imputado o cometimento da infração prevista no artigo art. 218, I, do CTB, in verbis:

Art. 218.  Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:

I – quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento):     

 Infração – média;     

 Penalidade – multa;     

Ocorre que, conforme se demonstrará, a penalidade aplicada não deve prevalecer, devendo ser convertida em advertência por escrito como medida educativa a respeito do trânsito.

II – DO DIREITO
DA ADVERTÊNCIA

Conforme o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro e o artigo 10 da Resolução 619 de 2016 do CONTRAN, poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve (3 pontos) ou média (4 pontos), passível de ser punida com multa, desde que não o infrator não tenha cometido a mesma infração nos últimos doze meses.

Conforme se depreende da documentação anexa o requerente faz jus à medida de conversão da multa em advertência escrita:

  1. o Auto de Infração prova que a infração cometida pelo requerente foi de natureza leve/média;
  2. o histórico do Extrato de Pontos da Carteira Nacional de Habilitação do requerente demonstra que, nos últimos 12 (doze) meses, o requerente não cometeu a mesma infração;

Portanto, o requerente cumpre os critérios exigidos pela legislação e por seu regulamento para ter a multa convertida em advertência por escrito.

III – DOS PEDIDOS

Diante de tudo que foi exposto, requer que se digne Vossa Senhoria a tomar as medidas necessárias para que se faça Justiça, aplicando a penalidade de advertência por escrito

Nestes termos,

Pede Deferimento.

Joinville-SC, 17 de agosto de 2020

_______________________

NOME COMPLETO

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *