Recentemente você foi abordado numa blitz policial e recusou o teste do bafômetro?
Caso você não recorrer dessa multa poderá sofrer as seguintes consequências:
- Ficar 12 meses sem poder dirigir;
- Frequentar um curso obrigatório de reciclagem;
- Arcar com um débito de quase R$3.000,00
Caso você sofresse as consequências acima, como isso atrapalharia o seu dia a dia?
Dependendo das suas necessidades, poderá comprometer o seu trabalho e o sustento de sua família.
Pensando nisso, resolvi escrever esse passo a passo de 03 dicas para você não sofrer as consequências dessa multa.
Desde o dia 20/06/08 está presente em nosso país a lei seca, que visa evitar a direção de um veículo sob o efeito de substância alcoólica ou psicoativa.
Isso se tornou realidade face as diversas notícias de acidentes de trânsito envolvendo motoristas que ingeriram bebida alcoólica e resolveram dirigir.
De forma exemplar a legislação vem cumprindo a sua finalidade que é a preservação da vida humana nas rodovias de todo o país.
Contudo, minha profissão de advogado de trânsito envolve a defesa e aplicação da legislação de trânsito de forma justa e perfeita, sem espaços para abusos e erros na aplicação da lei por parte dos Agentes de Trânsito ou DETRAN.
Já que nesses anos defendendo inúmeros clientes, percebi que uma boa parcela foi possível recorrer da multa que estava sendo aplicada, já que a legislação de trânsito não foi respeitada.
Pensando nisso, segue os 03 passos para evitar que você sofra as consequências dessa multa injustamente:
- Fiscalização: qual foi o motivo de você ter recusado o teste do bafômetro? Já apareceu casos em que não havia o bafômetro no local e o motorista foi multado por ter recusado.
- Documentação: você recebeu algum documento por parte do policial? Você deve receber uma segunda via de um documento muito importante chamado Auto de Infração, sem ele é impossível recorrer dessa multa.
- Conhecimento: Você tem conhecimento de toda a legislação de trânsito e sabe como funciona todas as etapas para recorrer? Infelizmente algumas pessoas abrem mão do direito de dirigir e recorrem por conta própria, o que acaba agravando o problema. Por isso, aconselho procurar um especialista na área para ajudá-lo.
Como vimos acima, em função de você ter recusado o bafômetro poderá acarretar sérias consequências na sua vida, desde altos gastos de dinheiro como ficar sem emprego.
Por conta disso, quando uma pessoa me procura para resolver o seu caso, sempre solicito que busque toda a documentação envolvendo o caso dele, já que uma análise técnica do caso é necessária para que uma estratégia de defesa seja traçada e assim aumentar as chances de recorrer dessa multa.
Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda?
Entre em contato através do WhatsApp do escritório no canto direito da página ou deixe a sua mensagem abaixo.
Guilherme Jacobi
Advogado Especialista em Trânsito